Líquida Ação : Maleabilidade da ação cuja forma depende do lugar/recipiente em que acontece. Ação hiper-sensível aos fluxos de tempo. Estado líquido da ação capaz de alterar nossa percepção dos meios físico, social e cultural.

Liquidação : Grande festa do consumo. Período de descontrole financeiro e excitação coletiva. Liquidez dos produtos pela redução do seu valor financeiro. Oportunidade de lucro imediato.

8 de dezembro de 2009

Banho Público

O Chafariz da Praça XV, construído pelo Mestre Valentim em 1789, é uma obra prima do barroco brasileiro. A presença dos Chafarizes barrocos, atualmente secos, era vital para o abastecimento de água no meio urbano carioca. Instaurar um circuito de água com baldes em torno do Chafariz da Praça XV foi um meio de ativar a memória do lugar. No Banho Público, a dimensão sagrada da água coloca em jogo o valor do monumento barroco, como obra de arte e fonte de vida. A presença/ausência da água no Chafariz é evocada pelos corpos molhados: esculturas-vivas que reinventam o monumento numa poética do tempo/espaço imediatos.








(VIDEO)

Não Contém Glúten

Na performance Não Contém Glúten (2009) o excesso de controle do corpo se manifesta na construção de “Super-Corpos”. O corpo malhado, talhado, esticado em formas perfeitas precisa ser exibido. Na luta pelos espaços de visibilidade vale a competição. O contato dos “Super-Corpos” com a água revela a dimensão fictícia, grotesca e passiva da hiper-atividade consumidora. No meio líquido os corpos se comem entre si. A artificialidade do corpo perfeito acaba num canibalismo “sem glúten”.



VÍDEO



Não Contém Glúten /
video arte: Mihay Freire /
direção da performace: Eloisa Branches /
realização: Coletivo Líquida Ação /
local: Piscina do Parque Lage