Líquida Ação : Maleabilidade da ação cuja forma depende do lugar/recipiente em que acontece. Ação hiper-sensível aos fluxos de tempo. Estado líquido da ação capaz de alterar nossa percepção dos meios físico, social e cultural.

Liquidação : Grande festa do consumo. Período de descontrole financeiro e excitação coletiva. Liquidez dos produtos pela redução do seu valor financeiro. Oportunidade de lucro imediato.

24 de agosto de 2011

Ouro Líquido - Mitolorgia Urbanas [Festival de Inverno de Ouro Preto 2011]



Após a realização de Mitolorgias Urbanas : águas férteis em três chafarizes barrocos no Rio de Janeiro (Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009) o Coletivo Líquida Ação continua a série de Intervenções em fontes que - hoje secas - distribuíam água potável nas cidades, atuando no Chafariz do Largo de Marília / Ouro Preto - MG, com Mitolorgias Urbanas : Ouro Líquido, proposta realizada no Festival de Inverno de Ouro Preto em 2011.

O percurso da água atravessa as liras de amor à Marília, escritas por Tomás Antônio Gonzaga no séc.XVIII, quando o trabalho escravo de carregar água do chafariz até as casas era vital na cidade Vila Rica. Casais apaixonados, vinho, cravo, canela e sal grosso pontuam a presença da água em beijos líquidos. Na restauração efêmera do chafariz, pela performance site specific, a memória urbana é associada ao valor da água como ouro do século XXI.  


“ São estes os sítios?
São estes; mas eu
O mesmo não sou.
Marília, tu chamas?
Espera que eu vou.”

(Lira V . Marília de Dirceu – Tomás A. Gonzaga) 









Fotografias: Junior Godim e  Marcelo Tholedo - marcelor3g@gmail.com

Nenhum comentário: